quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ervas para Chás e Banhos


  As plantas tem a virtude de expelir todas as toxinas do nosso organismo, purificando-o e suprimindo a falta de certos elementos nutritivos. Não foi em vão que Deus criou a rica natureza com tão variada flora medicinal. E é nessa natureza que o homem encontra seu equilíbrio energético.
     O instinto animal está sempre presente na natureza. Mesmo os irracionais recorrem às plantas por questão de sobrevivência. Alguns animais, sentindo-se perturbados, recorrem à planta certa para roê-la ou comê-la, e assim curar seus males, sejam eles, fome ou doença. A finalidade dos banhos dentro da Umbanda é purificar, limpar e energizar. Nos banhos são utilizadas ervas, as quais, já têm sua eficiência comprovada pela ciência e são largamente utilizadas em forma de medicamentos pela indústria farmacêutica e de manipulação.
     Cada erva ou conjunto de ervas têm sua finalidade em relação a um ou mais tipos de problemas, doenças, e baixas energéticas. Não basta tomar o banho. Tem que se ter fé naquilo que se está fazendo, consciência de sua utilidade, finalidade e benesses.
     Não se toma um banho de ervas somente por se tomar. Deve haver um motivo e uma orientação.
Lembre-se, antes de qualquer procedimento, as ervas devem ser bem lavadas e se necessário secadas. Não utilize ervas que apresentem manchas ou que estejam doentes.
Deixe, sempre que possível, a água secar naturalmente. Assim, o seu corpo absorverá melhor as boas energias pelas plantas e ervas. Os banhos são pura magia verde. Portanto, use e abuse do incrível poder das ervas e plantas mágicas. Podemos então preparar um banho muito poderoso, usando as ervas e os ingredientes certos, aliados também à credibilidade dada a todo o universo mágico das plantas.

Identificação, Coleta e Armazenagem das Ervas:
Identificação: tudo começa com a identificação correta das espécies que se deseja utilizar. Deve-se tomar cuidado com a confusão causada pelo excesso de nomes vulgares, populares ou regionais.
Coleta: depois de saber qual planta será utilizada, há a necessidade de alguns cuidados na hora da colheita. Poderemos fazer uma coleta parcial (raiz, casca, semente, flor, folha, fruto) ou total (toda a planta). E ainda nunca esquecer de fazer as saudações necessárias (Ossae, Oxossi, Jurema), sempre com muito respeito.
Eis alguns cuidados para melhor uso das energias ou seiva da planta:
Madeira, casca e raízes colher fora do tempo de crescimento e circulação da seiva, geralmente no início do inverno;
Raiz, casca, flor e semente proporcionalmente, são geralmente mais concentradas, portanto mais fortes do que as folhas e a madeira. Logo, devem ser usadas em menor quantidade;
As flores devem ser coletadas quando estiverem bem abertas; As folhas ou plantas inteiras, devem ser coletadas no início da floração;
As sementes coletam-se depois de maduras e bem saudáveis, ou depois que  a planta estiver seca; As plantas perfumadas devem ser coletadas no final da tarde;
Cascas, raízes e óleos coletam-se em período não chuvoso;
Os frutos carnudos e secos só serão colhidos depois de maduros; Colher plantas adultas, limpas e saudáveis em locais limpos e sem contaminação; sempre colher pela manhã, após secar o orvalho, ou no final da tarde;
Colher em dias ensolarados para facilitar a secagem se necessário; Folhas e flores colher na lua cheia; Raízes na lua nova; sempre que for necessário secar isso deve ser feito a sombra e o local deve ser arejado.
Armazenagem: sempre manter em local seco arejado e protegido das crianças e animais domésticos.
Preparação:
1-Uso Interno.
Chás – fornecem substâncias terapêuticas, hidratam, estimulam, desintoxicam, controlam a temperatura e auxiliam na digestão. São três tipos:
Chá em maceração: mergulhar a erva em água (fervida ou filtrada), macerar, tapar bem o recipiente, deixar por horas, dias ou até semanas, depois coar e tomar.
Obs: é pela maceração que se processam garrafadas e óleos medicinais. Na maceração são extraídos os princípios ativos da planta, bem como sais minerais e vitaminas.
Chá em infusão: picar a erva, colocar num recipiente e derramar água fervente sobre elas. Tapar e deixar de 5 a 15 minutos, coar e tomar ainda quente.
Chá em decocção: picar a erva e acrescentar água fria, levar ao fogo por 5 a 10 minutos, coar e tomar ainda quente.
2- Uso Externo:
Banhos: todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo eletromagnético, composto por corpos sutis, que se denomina aura. As auras das pessoas e dos lugares funcionam como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são decodificadas através da nossa intuição.
     Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas se agregam à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando doenças. Quando tomamos um banho de ervas limpamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras que são túneis por onde entram as energias no nosso corpo físico.
     Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, etc...
Banhos de ervas verdes: quando usamos ervas verdes, estas devem ser maceradas na água e nunca fervidas pois a energia e o sumo obtido podem ser evaporados.
Banhos de ervas secas: devemos misturar em água fria e levar ao fogo até ferver para que com o calor se desprenda a vitalidade da planta. Ou deixar ferver a água, quando estiver fervendo, apague o fogo e coloque as ervas dentro e tampe,para deixar em infusão (é o mais certo).
Obs: sempre que formos fazer um banho deve-se acender uma vela ao lado, para combinar energias e assim atingirmos o nosso objetivo.

Alguns Banhos Específicos:
Descarrego: quando nos  sentimos muito irritados ou extremamente desanimados;
Banho: arruda, guiné, casca de alho.
Abre caminho,: quando queremos mudar alguma coisa na nossa vida;
Banho: Erva abre caminho, levante, louro: tirar mágoas, quando não conseguimos nos livrar de uma tristeza.
Banho: folhas de colônia, malva, camomila – fraqueza: quando nos sentimos sem forças.
Banho: aniz estrelado, canela, erva doce – densidades acumuladas: quando sentimos dor nas costas.
Banho: costela de Adão, samambaia, sete sangrias – aumentar a auto-estima.
Banho: dandá da costa, malva, folha da costa – prosperidade.
Banho: alecrim, eucalipto, manjericão – defesa: proteção
Banho: espada de São Jorge, guiné, alecrim do camp

Nenhum comentário:

Postar um comentário